Causas e Projetos

Causas apoiadas e projetos relacionados

Enquanto o projeto 4Hope é desenvolvido e até que amadureça, nos propomos a divulgar informações importantes referentes a projetos sociais existentes para que as pessoas possam iniciar seu engajamento social, afinal, o importante é ajudar, não importa como.

Veja abaixo a lista de causas abordadas e algumas instituições que coordenam os projetos voltados a cada uma delas:

Associação Fênix

Atuação: Curitiba, Paraná
Site: fenixacoespelavida.org.br

O que faz: a Associação ajuda crianças e adolescentes que foram vítimas de violência doméstica e sexual, além de crianças que vivem com HIV/Aids. Entre os serviços oferecidos estão o atendimento social e psicológico, reforço escolar, psicopedagogia, assistência social, visitas domiciliares e assistência jurídica.

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca)

Atuação: Bahia
Site: cedeca.org.br

O que faz: a organização fornece atendimento psicossocial e jurídico para crianças e adolescentes vítimas de violência física e/ ou sexual, e outras violações de direitos.

Childhood Brasil

Atuação: sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país
Site: childhood.org.br

O que faz: a Childhood Brasil luta na defesa dos direitos das crianças e adolescentes com foco na prevenção e enfrentamento da violência sexual. No total, a ONG já apoiou 134 iniciativas por meio de 71 instituições.

Amigos do Bem

Atuação: Sede em São Paulo, mas realiza seu trabalho no sertão nordestino, principalmente nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Site: amigosdobem.org

O que faz: a Amigos do Bem possui Centros Educacionais que atendem 1,5 mil crianças, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, para que no futuro jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social no sertão nordestino consigam bolsas de estudos no Ensino Superior.

Fundação Abrinq

Atuação: Sede em São Paulo, mas realiza trabalho em todo o país
Site: fundabrinq.org.br

O que faz: a instituição promove a implementação de ações públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos, e articulação política e social em prol dos direitos da criança e do adolescente.

Projeto UERÊ

Atuação: Rio de Janeiro
Site: projetouere.org.br

O que faz: o Projeto UERÊ atende 430 crianças e jovens anualmente. A organização é uma escola com uma metodologia desenhada para crianças e jovens com bloqueios cognitivos e emocionais, devido à exposição constante a traumas e violência.

Vagalume

Atuação: Sede em São Paulo, mas atende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Site: vagalume.org.br

O que faz: a associação atua em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira, desenvolvendo projetos de educação, cultura, e estimulando, principalmente, a leitura, escrita e oralidade.

Criança Desaparecida

Atuação: Santa Catarina
Site: criancadesaparecida.org

O que faz: o Movimento Catarinense de Busca da Criança Desaparecida tem o objetivo de prevenir e divulgar os casos de desaparecimentos. No total, a instituição promoveu seis projetos e um dos destaques foi a distribuição de pulseiras para identificar as crianças nas praias.

Desaparecidos do Brasil

Atuação: Brasil
Site: desaparecidosdobrasil.org/quem-somos

O que faz: a ONG Desaparecidos do Brasil trabalha com ajuda psicológica para as famílias dos desaparecidos, orientação para as buscas e divulgação dos casos. Além disso, atua no combate ao abuso e à violência contra crianças, como sequestros para fins de exploração sexual infantil, exploração do trabalho escravo de crianças e adultos e tráfico de órgãos.

Mães da Sé

Atuação: sede em São Paulo, mas realiza seu trabalho em todo o país
Site: maesdase.org.br

O que faz: a organização foi criada por duas mães de crianças desaparecidas, e já cadastrou mais de 9 mil casos de pessoas desaparecidas, dos quais cerca de 3 mil foram solucionados. Além disso, a Mães da Sé denuncia as situações de risco comprovadas nos desaparecimentos e articula com os setores público e privado para auxiliar nas buscas.

Artemis

Atuação: Brasil
Site: artemis.org.br

O que faz: a entidade trabalha para a prevenção e erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres. A ONG procura garantir os direitos das mulheres, implementação de políticas públicas e serviços que assegurem uma mudança no cenário atual.

 Associação Fala Mulher

Atuação: São Paulo
Site: associacaofalamulher.wixsite.com/associacaofalamulher

O que faz: a associação acolhe mulheres e filhos em abrigos sigilosos. Segundo dados da ONG, foram cerca de 32 mil famílias acompanhadas e 800 pessoas acolhidas nos abrigos.

Mapa do Acolhimento

Atuação: Brasil
Site: mapadoacolhimento.org

O que faz: o Mapa do Acolhimentos surgiu em 2016 após um caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro ganhar repercussão em âmbito nacional. A iniciativa promove acolhimento psicológico ou jurídico em todo o país para mulheres cis e mulheres transexuais que sofreram violência sexual, psicológica, física, virtual, patrimonial, institucional, obstétrica, doméstica, moral, assédio, racismo ou LBTfobia.

Consulado da mulher

Atuação: Brasil
Site: consuladodamulher.org.br

O que faz: o instituto incentiva que mulheres que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos e que vivem em locais socialmente vulneráveis se tornem empreendedoras e confiantes para gerir os seus próprios negócios, aumentando dessa forma a sua geração de renda e qualidade de vida.

Movimento Vamos Juntas

Atuação: Brasil
Site: movimentovamosjuntas.com.br

O que faz: o movimento consiste em uma corrente através das redes sociais que incentiva as mulheres a compartilharem experiências, principalmente em relação à violência de gênero que sofrem na rua. Além disso, o movimento busca empoderar através da informação e prega a sororidade (irmandade feminina).

Olga

Atuação: Brasil
Site: thinkolga.com

O que faz: a Olga é uma ONG feminista que busca empoderar mulheres por meio da informação. A iniciativa tem o objetivo de transformar a forma como se fala do feminino no Brasil. Para isso, divulga notícias sobre representatividade, educação, acolhimento e conhecimento de direitos.

ONG Nova Mulher

Atuação: São Paulo
Site: ongnovamulher.org

O que faz: a iniciativa estimula as mulheres a desenvolverem suas potencialidades. Para isso, a ONG oferece cursos de geração de renda, desenvolvimento pessoal, formação de gênero, e promove orientação sobre direitos em geral.

Criola

Atuação: Rio de Janeiro
Site: criola.org.br

O que faz: a organização desenvolve ações voltadas à melhoria das condições da população negra, em especial das meninas e mulheres negras. Com o empoderamento através da informação e a formação de lideranças negras, a ONG visa enfrentar o racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia.

Feira Preta

Atuação: Sede em São Paulo, mas atua em todo o país
Site: feirapreta.com.br

O que faz: o Instituto Feira Preta realiza o mapeamento do afro-empreendedorismo no Brasil. A instituição atua como aceleradora de negócios negros de diferentes seguimentos, promove educação empreendedora e realiza eventos com criadores negros de diferentes setores, como arte, moda, cosméticos e gastronomia.

Uneafro Brasil

Atuação: São Paulo
Site: uneafrobrasil.org

O que faz: a Uneafro é uma rede que busca empoderar através do conhecimento. Por essa razão, a iniciativa promove cursinhos pré-vestibulinhos, pré-vestibulares, pré-concursos, formação para o mercado de trabalho, cursos de formação política, de gênero, antirracista, diversidade sexual, combate às drogas e aperfeiçoamento jurídico para jovens e adultos que são moradores de regiões periféricas do Brasil.

Anjos da Noite

Atuação: São Paulo
Site: anjosdanoite.org.br

O que faz: oferece cerca de 800 refeições por semana para pessoas em situação de rua que vivem no centro da cidade, com o objetivo de resgatar a sua autoestima e lhes dar uma nova perspectiva de vida. Além disso, quando as temperaturas caem, arrecada agasalhos, cobertores e calçados e os distribui.

Projeto Olhe

Atuação: São Paulo
Site: projetoolhe.com.br

O que faz: o Projeto Olhe possui um banco colaborativo de currículos de pessoas em situação de rua. A iniciativa, com a ajuda de outras ONGs, atua como uma ponte e conecta essas pessoas com empresas que estão dispostas a contratá-las.

SP Invisível

Atuação: São Paulo
Site: spinvisivel.org

O que faz: a iniciativa fotografa e conta as histórias de pessoas em situação de rua, com o objetivo de conscientizar a sociedade e promover um olhar mais humano sobre essas pessoas. Além disso, o SP Invisível realiza ações em que distribui kits com materiais de higiene, roupas, cobertores e outros utensílios.

Ação da Cidadania

Atuação: Brasil
Site: acaodacidadania.com.br

O que faz: a Ação da Cidadania é um movimento social que tem o objetivo de ajudar pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. De acordo com os dados da instituição, entre o período de 1993 e 2005, 30.351 toneladas de alimentos foram arrecadadas em todo o Brasil e 3.035.127 famílias foram beneficiadas. Atualmente, a ONG trabalha em prol da garantia dos direitos humanos no país, como o acesso a serviços públicos de qualidade, saúde, educação, cultura e mobilidade.

Actionaid

Atuação: 45 países, incluindo o Brasil
Site: actionaid.org.br

O que faz: desenvolve projetos de educação, agroecologia e clima, igualdade de gênero e participação e democracia, que têm como intuito garantir resiliência das comunidades e a redistribuição de poder e recursos. No Brasil, a Actionaid atua em mais de 2,4 mil comunidades, em 13 estados, beneficiando mais de 300 mil pessoas em situação de pobreza.

CARE

Atuação: 94 países, incluindo o Brasil
Site: care.org

O que faz: a CARE é uma organização humanitária que está presente em 94 países. Sua missão é salvar vidas, erradicar a pobreza e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nas mulheres e meninas. Em situações de emergência, a organização fornece comida, abrigo, água potável e produtos de higiene para pessoas que são afetadas por crises humanitárias.

Save The Children

Atuação: 120 países, incluindo o Brasil
Site: savethechildren.org

O que faz: a organização está presente em 120 países e tem o objetivo de defender os direitos das crianças. A Save The Children responde a situações de emergência provocadas por desastres naturais, fome, guerras ou surtos de doença. Uma das prioridades desta ONG é a educação, cuidados de saúde e o combate à pobreza infantil.

ADUS

Atuação: São Paulo
Site: adus.org.br

O que faz: Com o intuito de dar melhores condições de vida aos refugiados que chegam a São Paulo, o Instituto de Reintegração do Refugiado (ADUS) possui projetos com foco no ensino de português, trabalho e renda, e saúde mental.

Cáritas Brasileira

Atuação: São Paulo e Rio de Janeiro
Site: caritas.org.br

O que faz: tem como objetivo oferecer orientação jurídica, acolhimento e acompanhamento das solicitações de refúgio. Oferece atendimento psicológico, curso de português, capacitação profissional e orientações sobre questões como acesso a serviços de saúde e documentação.

Missão Paz

Atuação: São Paulo
Site: missaonspaz.org

O que faz: A organização Missão Paz tem como objetivo acolher os migrantes, imigrantes e refugiados. Tem um centro de acolhida chamado Casa do Migrante com capacidade para 110 pessoas. Também oferece aulas semanais de português e encaminha os acolhidos para cursos profissionalizantes.

AACD 

Atuação: São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul
Site: aacd.org.br

O que faz: a AACD atua através de clínicas com foco em paralisia cerebral, lesão medular, lesão encefálica adquirida infantil e adulto, mielomeningocele, má-formação congênita, amputados, doenças neuromusculares e poliomielite. Além disso, a organização desenvolve atividades como a inserção nos esportes paralímpicos.

Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) Brasil

Atuação: Brasil
Site: apae.org.br

O que faz: a APAE tem como objetivo dar suporte para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, prestando serviços de educação, saúde e assistência social.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Atuação: Brasil
Site: fundacaodorina.org.br

O que faz: a Fundação Dorina Nowill promove a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braile, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público, assim como para cerca de 3 mil escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. Oferece serviços especializados para pessoas com deficiência visual e suas famílias, em áreas como educação especial, reabilitação, empregabilidade e clínica da visão subnormal.

Al-Anon do Brasil

Atuação: São Paulo, Ceará, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro
Site: al-anon.org.br

O que faz: através dos Grupos Familiares Al-Anon, parentes e amigos de alcoólicos compartilham suas experiências, com o intuito de solucionar os problemas que têm em comum. A organização também tem grupos de apoio voltados a jovens de 13 a 19 anos que sofrem com o alcoolismo de um familiar ou amigo.

Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo

Atuação: São Paulo
Site: aaesp.org.br

O que faz: tem como intuito combater a dependência de álcool e drogas. Realiza terapias de grupo e atendimento psicológico na Clínica de Saúde Praça da Árvore.

Projeto Eu Acredito 

Atuação: São Paulo
Site: projetoeuacredito.org.br

O que faz: reabilita dependentes de drogas, álcool, ou qualquer outra substância química e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Oferece tratamento e programa socioeducativos de maneira gratuita a pessoas do sexo masculino entre 18 e 60 anos.

Casa dos Velhos Irmã Alice

Atuação: São Paulo
Site: casadosvelhos.org.br

O que faz: presta assistência integral a pessoas idosas do sexo masculino, reconhecidamente carentes, em regime de internato semiaberto, de forma gratuita. O local dispõe de alojamento, cozinha, refeitório e o salão de recreação.

Centro de convivência do Idoso Enkyo 

Atuação: São Paulo
Site: enkyo.org.br/pagina/centro-de-convivencia-do-idoso-enkyo-cci-enkyo

O que faz: realiza atividades de caráter recreativo, ocupacional, educacional, cultural e de geração de renda. O objetivo do projeto é oferecer um espaço para promover o encontro de idosos, possibilitando o fortalecimento do vínculo familiar e social.

Projeto Saúde na Praça

Atuação: Rio de Janeiro
Site: drogariavenancio.com.br/eventos/saude-na-praca

O que faz: tem como propósito gerar a prática de exercícios físicos diários, incentivando os alunos na busca por melhorias na saúde e no prazer do convívio social. Com isso, realiza atividades em seis praças: Praça Saens Peña, Praça Afonso Pena, Praça do Pomar, Praça Parque das Rosas, Largo do Machado, Praça Serzedelo Correa.

Projeto Velho Amigo

Atuação: São Paulo
Site: velhoamigo.org.br

O que faz: tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos através da educação, do esporte, da cultura e do lazer. Promove mutirões de beleza e odontológicos e projetos como o ‘Ouvir e Contar’, em que voluntários escutam as histórias dos idosos. Essas histórias, que até podem ser fictícias, serão transformadas em contos de fadas, que servirão para serem contadas a crianças em situação de fragilidade, em locais como hospitais ou abrigos.

Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI)

Atuação: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará
Site: anai.org.br

O que faz: é uma entidade dedicada ao estudo dos povos indígenas do Brasil e à promoção dos seus interesses. O objetivo da organização é estabelecer um diálogo entre indígenas e não-indígenas, lutando pelo reconhecimento e implementação efetiva dos direitos constitucionais e humanos dos mesmos.

Centro de Trabalho Indigenista

Atuação: Brasil
Site: trabalhoindigenista.org.br

O que faz: visa contribuir para que os povos indígenas assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais.

Comissão Pró-Índio do Acre

Atuação: Acre
Site: cpiacre.org.br

O que faz: tem como intuito apoiar os povos indígenas por meio de ações que articulem a gestão territorial e ambiental das terras indígenas, a educação intercultural e bilíngue e as políticas públicas. A organização atua junto a nove povos indígenas: Huni Ku? (Kaxinawa), Yawanawa, Shawãdawa, Yaminawa, Nukini, Poyanawa, Katukina, Ashaninka e Manchieneri, que habitam 18 terras indígenas localizadas em 10 municípios do Acre.

Operação Amazônia Nativa (OPAN)

Atuação: Mato Grosso
Site: amazonianativa.org.br

O que faz: fundada há 49 anos, realiza trabalhos de base junto aos povos indígenas em eixos como política, terra, saúde e economia. O trabalho da organização é realizado de maneira direta, por meio do convívio e do envolvimento no cotidiano das aldeias.

Conservação Internacional 

Atuação: Bolívia, Brasil, Costa Rica, China, Colômbia, Equador, Europa, Hong Kong, Indonésia, Japão, Madagascar, México, Peru, Filipinas, Samoa, África do Sul e Suriname.
Site: conservation.org

O que faz: tem como intuito trabalhar na agenda de políticas relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, a organização tem como temas prioritários as mudanças climáticas, políticas públicas, agricultura, assim como a pesca e o extrativismo, e a conservação em comunidades indígenas. Dessa forma, os territórios prioritários da entidade são: Escudo das Guianas, Tapajós, Centro de Endemismo Belém, BR-310, Três Fronteiras e Costa Equatorial.

Instituto Socioambiental

Atuação: Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Amazonas
Site: socioambiental.org/pt-br

O que faz: tem como objetivo propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Trabalha com o monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas, realiza pesquisas e publica informações socioambientais, assim como desenvolve modelos participativos de sustentabilidade socioambiental.

WWF – Brasil

Atuação: mundial
Site: wwf.org.br

O que faz: tem como objetivo conter a degradação do meio ambiente, conservando a diversidade biológica mundial, garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis, além de promover a redução da poluição e desperdício. No Brasil, a WWF mantém 137 funcionários e atua em 67 projetos da Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga, além dos ecossistemas marinhos, na costa brasileira.

Focinhos da Luz

Atuação: Rio de Janeiro
Site: contato7159.wixsite.com/focinhos-de-luz

O que faz: resgata, trata e coloca cães e gatos para adoção. Realiza semanalmente feiras de adoção. A sede da organização fica no bairro Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Organização Bem-Animal (OBA!)

Atuação: Florianópolis
Site: obafloripa.org

O que faz: tem como objetivo o bem-estar animal. Os principais projetos da organização são o ‘Cão Terapia’ e o ‘Mutirão Mata-Fome’. O ‘Cão Terapia’ funciona com ajuda de voluntários, que, aos sábados, visitam o canil e gatil municipal para amenizar a solidão e traumas dos animais resgatados de denúncias de maus-tratos, atropelamentos e outras situações. Já o ‘Mutirão Mata-Fome’ tem como objetivo visitar áreas carentes da Grande Florianópolis para alimentar e cuidar de cães e gatos famintos e doentes.

União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) 

Atuação: São Paulo
Site: uipa.org.br

O que faz: Fundada em 1895, a associação dispõe de um abrigo que acolhe, recupera e promove a adoção de cães e gatos vítimas de abandono, acidentes e maus-tratos. Para aqueles que tiverem interesse em adotar, a Uipa está aberta de segunda a sábado, das 10h às 15h40, para este serviço.